Projeto de docente do Campus Paranavaí é contemplado na Chamada Universal do CNPq – Campus Paranavaí

Notícias

Projeto de docente do Campus Paranavaí é contemplado na Chamada Universal do CNPq

Publicado em

Copiado!

Projeto sobre Suco de Laranja foi contemplado na Chamada Universal 2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o país, foram aprovadas 4.587 propostas. O investimento é de R$ 188 milhões.

A professora Tatiana Colombo Pimentel, de Paranavaí, teve seu projeto contemplado na faixa A, que destina até R$ 30 mil para aquisição de materiais de consumo e bens permanentes, tais como equipamentos e livros. Os professores Aline Rocha Borges, do Campus Palmas e Gustavo Theodoro Laskoski, de Curitiba, também foram agraciados na mesma faixa.

A Chamada Universal tem o objetivo de democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica. Para a edição de 2016 foram enviadas 21.640 propostas de projetos.

Suco de laranja

O projeto do Campus Paranavaí é denominado “Suco de laranja potencialmente simbiótico: caracterização físico-química, microbiológica e sensorial”. Segundo a professora Tatiana Colombo Pimentel, a proposta do projeto é avaliar o efeito da adição de culturas probióticas (L. casei- 01), oligofrutose e/ou ácido ascórbico nas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do suco de laranja. “O efeito da adição de ácido ascórbico e oligofrutose no aumento da sobrevivência do probiótico também será avaliado; além disso, o tipo de embalagem (vidro ou PET) será avaliado, assim como a sobrevivência do probiótico durante simulação do trânsito gastrointestinal”, explica a pesquisadora.

O projeto já apresenta resultados preliminares, publicados recentemente no periódico LWT- Food Science and Technology (Qualis A1 na área de Ciência de Alimentos).

De acordo com a professora, os recursos advindos do CNPq serão utilizados na estruturação do novo laboratório de Tecnologia de Alimentos do Campus Paranavaí, para o qual serão adquiridos equipamentos como banho Maria, estufa bacteriológica, rotor para centrífuga refrigerada, entre outros materiais.

“Agora, a expectativa é dar continuidade ao projeto de forma a obter resultados definitivos”, comenta Tatiana Colombo Pimentel. “Além disso, haverá a capacitação de estudantes em suas áreas de atuação”, afirma.

Leia mais

Resultado da Chamada Universal 2016 está disponível (CNPq)

Tabela de aprovados – Chamada Universal 2016 (CNPq)

Com informações do CNPq

Topo