Campus Paranavaí realiza palestra com liderança indígena – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí realiza palestra com liderança indígena

O Campus de Paranavaí recebeu na última quarta-feira, dia 26/04, o indígena Payakan Gadje Uvupuhu, que veio para proferir a palestra Raízes Indígenas e Intercâmbio Cultural. Membro do Conselho Nacional do Índio e representante de oito terras indígenas do Norte do Paraná, o cantor Payakan percorre a América do Sul levando sua mensagem de respeitos aos povos indígenas, de proteção à natureza e de convivência harmoniosa e pacífica entre os diferentes povos.

A tarde chuvosa não espantou as mais de 200 estudantes que vieram para ouvir as narrativas do sábio indígena.Trajado com vestes características da cultura indígena, com bonito cocar e com pinturas pelo corpo, o palestrante animou a plateia com suas canções e ensinamentos. Ele relatou atividades da vida cotidiana dos indígenas que vivem no campo e fez questão de destacar que a natureza é a melhor amiga do índio.

Afirmou que para os brancos a natureza é uma “área de lazer”, mas para os indígenas é um “shopping completo”, ou seja, seu meio de sobrevivência e de prática cultural. Salientou que procuram agir com consciência para não colocarem em risco a reprodução dos animais e plantas. Relatou que um dos projetos que desenvolve é o Gaiolas Vazias, por meio do qual combate a criação de pássaros em cativeiro. Expressou preocupação com a perda de terras indígenas e também com a degradação cada vez maior dos ecossistemas. Por essa razão, trabalha em defesa da flora e da fauna.

Ao término de sua palestra, Payakan agradeceu imensamente a presença de todos e, dirigindo-se aos alunos, deixou-lhes o seu conselho por meio uma canção: “toda classe estudante, por favor, preste atenção, respeitar os professores é mais que obrigação, todo dia na escola decora bem a lição, aprenda se defender, se alguém oferecer, para as drogas diga não, […] drogas não, nossas crianças o futuro da nação” (Drogas Não, Composição Pyakan Gadje).

O evento foi organizado pelo núcleo de humanidades do campus e foi motivado pelo dia do índio, celebrado no dia 19 de abril e pela lei n° 11645/2008, que instituiu o ensino de cultura e história indígena nas escolas brasileiras. Nas semanas que antecederam a palestra, foram feitos estudos sobre a cultura e a história indígena e também realizada uma campanha de arrecadação de alimentos que foi entregue ao palestrante como doação para sua terra indígena.