Seu browser não suporta JavaScript!

PortalPortal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Inicial » Notícias » asdIFPR abre inscrições para transferência e aproveitamento de cursos

IFPR abre inscrições para transferência e aproveitamento de cursos

quarta-feira, 5 de julho de 2017 - 3:26 PM

Está aberto, de 4 a 24 de julho, o período para transferência interna, externa e de aproveitamento de cursos para o IFPR. Há vagas disponíveis para cursos técnicos e superiores em diferentes campi do Instituto. Confira!

Podem participar desses processos seletivos simplificados tanto estudantes que já são alunos do IFPR (transferência de curso interna) quanto pessoas que ainda não têm vínculo com a instituição (transferência externa). Além disso, pessoas com curso superior finalizado podem aproveitar a formação anterior e se matricular em outro curso de graduação (aproveitamento de curso), desde que atendam às regras estabelecidas em edital.

A seleção para os cursos técnicos (integrados, concomitantes, subsequentes e Proeja) é regida pelo Edital nº 61/2017 – Proens/IFPR.

Já a seleção para as vagas destinadas aos cursos superiores é regida por outro edital, o de nº 62/2017 – Proens/IFPR.

Como funciona

Para participar dos processos, os candidatos devem se inscrever mediante entrega da documentação necessária na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso de seu interesse. Isso deve ser feito até o dia 24 de julho. Ambos os editais preveem a possibilidade de entrega da documentação pelos correios, via sedex. Cada candidato pode se inscrever para apenas um curso/campus do IFPR. Toda a documentação necessária está descrita nos editais.

Cada campus que oferta vaga irá instituir uma comissão local que ficará responsável por todo o processo, da análise da documentação dos candidatos à divulgação dos resultados e apreciação de recursos.

Os candidatos serão classificados de acordo com os critérios estabelecidos nos editais, que verificam, por exemplo, e em ordem de prioridade, as instituições de origem, a trajetória acadêmica de cada estudante, entre outros. Os candidatos que já são alunos do IFPR têm preferência para o preenchimento das vagas. No caso de empate, será considerado o desempenho acadêmico do candidato no curso e, persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.

Alunos da Rede Federal

Alunos regularmente matriculados em instituições vinculadas à rede federal têm assegurado o direito à solicitação de transferência para cursos técnicos de nível médio, independentemente do prazo de inscrição previsto nos editais, condicionada à existência de vaga no curso pretendido e à análise de compatibilidade curricular.

Vagas

Para consultar as vagas, cursos e campi disponíveis, acesse as tabelas anexas aos editais que regem os processos (links abaixo).

Entenda

Veja, abaixo, a definição das possibilidades de ingresso regidas por esses dois editais.

  • Transferência interna: transferência de estudante regularmente matriculado em curso do IFPR para outro curso de mesmo nível e forma de oferta no mesmo campus ou em outro campus do IFPR, a partir do segundo período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.
  • Transferência externa: disponibilizada para estudante matriculado em curso de outras instituições de ensino para ingresso em curso de mesmo nível e forma de oferta a partir do segundo período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.
  • Aproveitamento de Curso: Para cursos de nível Superior – o ingresso de estudante já diplomado em um curso de mesmo nível e forma de oferta, a partir do segundo período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.

Fonte: Dirac/Proens – IFPR

Leia mais

Edital nº 61/2017 – Proens/IFPR: processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio por transferência interna e externa.

Edital nº 62/2017 – Proens/IFPR: Processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação por transferência interna e externa ou aproveitamento de cursos de graduação.

Página de ingresso e por transferência e aproveitamento de curso

« « Pós-Graduação em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar: confira a homologação das inscrições e a convocação para entrevista   Simpósio sobre origem da vida no IFPR Campus Paranavaí » »