Campus Paranavaí realiza V IFTECH e III IFEC – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí realiza V IFTECH e III IFEC

Nesta quarta-feira (13) o IFPR Paranavaí realizou a V Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) e a III Feira de Estágio, Emprego e Carreira (IFEC). O evento reuniu trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em diferentes áreas do conhecimento: alimentos, biologia, mecânica, elétrica e ensino.

A IFTECH tem como principal objetivo criar um espaço de apresentações e exposição de protótipos e produtos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR, oferecendo uma rica oportunidade de trocas de experiências ligadas à execução desses produtos científicos, tecnológicos e inovadores.

O evento foi aberto à participação de toda a comunidade. Foram debatidos temas voltados para o empreendedorismo, energia solar, empregabilidade e inovação na pesquisa científica. Os visitantes também puderam conferir a aplicação de softwares e novas tecnologias, além de outros produtos.

No total foram apresentados dezenove protótipos abordando temáticas como:

– Criação de Softwares;

– Desenvolvimento de novas tecnologias e produtos alimentícios;

– Desenvolvimento de tecnologias para a agregação de valor a matérias-primas dos arranjos produtivos locais (laranja e mandioca);

– Elaboração de máquinas de processo e sensores de baixo custo;

– Desenvolvimento de promotores de digestibilidade.

Premiação

Os projetos foram avaliados e receberam premiação no encerramento do evento. Os dois primeiros colocados participarão da IFTECH no SE²PIN (Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação) que será realizado nos dias 23 a 26 de outubro de 2017, no Campus Pinhais do IFPR .

1º Lugar

Projeto: Promotor de Digestibilidade

Docentes: Renata de Souza Panarari Antunes, Vanessa Guimarães Alves Olher;

Técnica de Laboratório: Aline Finger;

Alunos: Wanderley Dantas dos Santos, Larissa Dalolio Valente, Edivaldo José da Silva Júnior, Danielly Caroline Inacio Martarello.

2º Lugar

Projeto: Sistema de Movimentação Tubulações

Docentes: Ricardo Toshiyuki Kato, Aurasil Ferreira Garcia Junior, Eber de Santi Gouvêa;

Alunos: Wagner André dos Santos Conceição, Mônica Ronobo Coutinho, Iago Aparecido dos Santos, Lucas dos Santos Umeoka.

3º Lugar

Projeto: Recursos de Tecnologia da Informação como Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Citologia

Docentes: Késsia Rita da Costa Marchi, Angela Fontana Marques, Frank Willian Cardoso de Oliveira, Gecen Dacome de Marchi, Helio Toshio Kamakawa, Rafael Henrique Dalegrave Zottesso;

Alunos: Larissa Pachoalin, Ítalo Gavassi dos Santos, Michelle Barbosa dos Santos, Márcia Regina Royer.