Campus Paranavaí participa da 1ª Competição Festo de Mecatrônica – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí participa da 1ª Competição Festo de Mecatrônica

Aconteceu em São Paulo, no período de 18 a 22 de setembro, a 1º Competição Festo de Mecatrônica. Neste evento, os alunos participantes tiveram a oportunidade de demonstrar o conhecimento sobre automação integrado nos segmentos pneumático, eletropneumático e CLP (Controlador lógico programável), além de se beneficiar com o que há de melhor em tecnologia neste ramo.

O principal objetivo da competição foi a formação e qualificação profissional do aluno, tendo como foco o ambiente, a competência técnica, a competência comportamental e a experiência industrial.

No ambiente, com foco no resultado foram analisados a integração, colaboração e multisseriado para troca de experiências e conhecimentos. Na competência técnica, foram verificados o conhecimento e competências em pneumática, eletropneumática, automação industrial, mecatrônica, programação, técnicas de manutenção, resolução de problemas e comunicação. Na competência comportamental foram averiguadas as habilidades cognitivas (análise, pensamento crítico, argumentação), habilidades interpessoais (liderança, cooperação, administração de conflitos, empatia) e habilidades intrapessoais (ética, resiliência, curiosidade e autoconhecimento). Na experiência da indústria, os alunos foram expostos às situações reais da indústria em ambiente simulado.

O Campus Paranavaí foi representado pelos discentes Gabriel Novoli Cazula e Ivan Sergio Furuzawa, ambos do 3º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio e foram acompanhados pelo Prof. Me. Eber de Santi Gouvêa.

A participação de nossos alunos nesta competição foi muito proveitosa e uma experiência única, na qual eles tiveram a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e competir de igual para igual com alunos de graduação, de cursos de tecnologia e técnicos de diversas instituições de ensino do Brasil e mesmo não se tornando campeões, tiveram uma excelente classificação, o que fortalece ainda mais nosso comprometimento em formar excelentes técnicos para o mundo do trabalho”, destacou o Prof. Eber.

No total 12 equipes participaram e a equipe campeã foi premiada com uma viagem para a 36º edição da Feira Internacional de Automação Motek, que ocorrerá no período de 09 a 12 de outubro de 2017, na Alemanha.

Sobre a Festo

A Festo é uma empresa de origem alemã, foi fundada em 1925 e está presente em 176 países. Emprega 18.800 pessoas mundialmente e fatura cerca de EUR 2.74 bilhões por ano, investindo 8% de faturamento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos para soluções em automação industrial nas tecnologias pneumática e elétrica. A área da Didactic, com treinamentos e consultorias, atende universidades e empresas.

No Brasil, a Festo está localizada na cidade de São Paulo com um moderno parque fabril de 43.000m², um dos maiores fora da Alemanha, que além de atender o mercado brasileiro, exporta produtos para outras filiais, inclusive à matriz. A empresa abrange o território nacional, com filiais, distribuidores e representantes. Atualmente, atende mais de 30 mil clientes das indústrias de manufatura, destacando a automotiva, eletrônica, alimentos e bebidas e das indústrias de processo, tais como tratamento de água, petroquímico, mineração e papel e celulose.