Página Inicial » Notícias » asdCampus Paranavaí realiza mês da Consciência Negra

Campus Paranavaí realiza mês da Consciência Negra

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 - 5:58 PM

O Núcleo de Humanidades do Campus Paranavaí organizou diversas atividades, por ocasião do dia da consciência negra, que ocorreram durante todo o mês de novembro, assim, aconteceu o primeiro Mês da Consciência Negra, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre a cultura negra e propor ações que perpassem todo o calendário letivo.

O tema deste ano foi “Negro-Arte: Universo Afro”, a partir do qual foram exibidas as expressões estéticas, literárias e culturais de origem afro por meio de oficinas, debates, palestras e intervenções artísticas.O Campus contou com o apoio do SESC – Paranavaí para a realização das oficinas: “Mulheres Negras: Recortes em Papel” e “Bispo do Rosário”, oferecidas pelo Professor Edson Ferreira Godinho Filho e “Expressão Corporal para Iniciantes” oferecida pelas Professoras Tânia Mara Volpato e Luciana Guedes. Também através do SESC, o artista Dorival Torrente apresentou um número musical.

O Professor Dejair Dionísio (UNICENTRO) proferiu a palestra “Raízes versus Rizomas”, fazendo um convite para a reflexão sobre a origem, a construção da sociedade brasileira e o percurso da população negra nesse processo. No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi realizada uma mesa redonda composta por servidores e alunos com o tema “Trajetórias Negras”.

Além disso, os alunos dos quartos anos do ensino médio integrado confeccionaram, sob a supervisão dos professores Josimar Priori e Bárbara Poli Uliano Shinkawa, respectivamente, cartazes e varal poético que foram expostos ao longo do mês alertando para a discriminação racial ainda presente na sociedade brasileira e dando destaque para a produção artística, cultural e científica negra.