Campus Paranavaí realiza palestra com o professor indígena Alexandre Aparecido Krénkág Farias – Campus Paranavaí

Na última terça-feira, dia 23/04, o curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Campus Paranavaí, recebeu o professor indígena Alexandre Aparecido Krénkág Farias, que proferiu a palestra “A Relação Entre os Povos Indígenas e a Natureza”.

A atividade contou com ampla participação dos estudantes do primeiro e do segundo ano do curso de especialização. Em uma sala lotada, todos ouviram atentos a descrição do professor Alexandre sobre a comunhão que estes povos estabelecem com as demais criaturas. O líder indígena, no entanto, mostrou muita preocupação com o futuro do seu povo e com a preservação das florestas e da vida como um todo. Ele relatou que por conta do desmatamento, da contaminação dos rios, da poluição do ar e da perda territorial, cada vez mais a sobrevivência dos indígenas torna-se difícil.

Alexandre cursou o magistério e é formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Maringá (UEM).

Como forma de retribuição, os estudantes arrecadaram alimentos que foram doados para a família do professor ao término do evento. Além disso, colocaram-se à disposição e se comprometeram a assumir a mesma postura que tais povos possuem com a natureza.