Processo Seletivo IFPR 2017: Campus Paranavaí oferece mais de 260 vagas em 7 cursos técnicos e superiores gratuitos! – Campus Paranavaí

Notícias

Processo Seletivo IFPR 2017: Campus Paranavaí oferece mais de 260 vagas em 7 cursos técnicos e superiores gratuitos!

Publicado em

Copiado!

Já estão disponíveis os editais do Processo Seletivo IFPR 2017, que ofertam para o próximo ano 5.173 vagas em 47 Cursos Técnicos de Nível Médio e 24 Cursos de Nível Superior gratuitos em 24 campi do IFPR.

As inscrições vão de 03 de outubro a 08 de novembro e deverão ser realizadas pela internet, por meio do portal da Funtef, responsável pela organização do processo.

No Campus Paranavaí são ofertadas 160 vagas para Cursos Técnicos e 108 vagas para Cursos Superiores.

A aplicação das provas será realizada em uma única fase, no dia 11 de dezembro de 2016, das 14h às 18h30. Os locais das provas serão publicados a partir do dia 06 de dezembro de 2016 no portal da Funtef.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pela página da Funtef entre os dias 03 de outubro e 08 de novembro de 2016, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser apresentado, no período de 03 a 31 de outubro de 2016, exclusivamente no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, mediante o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, constante nos editais, acompanhado de documentação comprobatória, documento de identificação com foto e boleto bancário gerado no ato de inscrição no curso pretendido. Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que provar não ter condições para pagar o valor, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto 6.135 de 26 de junho de 2007, ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional, além de ter cursado o Ensino Médio (candidatos para Curso Superior) ou o Ensino Fundamental (para candidatos de Nível Médio) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

Inclusão

O total das vagas ofertadas para cada curso e turma será disponibilizado da seguinte forma:

I – 60% são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Esse percentual será distribuído da seguinte maneira:

a) 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o Anexo II do edital.

b) 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o Anexo II do edital.

II – 10% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos;
III – 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas;
IV – 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência;
V – 20% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas à concorrência geral.

Art. 6º Com relação às vagas de que tratam o artigo 5º, disponibilizadas para o Processo Seletivo:

I – 80% conferem cotas destinadas à inclusão;
II – a disponibilização de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas está de acordo com os dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em conformidade com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, com o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e com a Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.

Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.

Editais

Confira os Editais nº 19/2016 (Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade presencial) e nº 20/2016 (Cursos de Graduação, na modalidade presencial), que regem o Processo Seletivo IFPR 2017 no site da Funtef.

folder

Topo