Processo Seletivo IFPR 2018: inscrições abertas – Campus Paranavaí

Processo Seletivo IFPR 2018: inscrições abertas

Os editais do Processo Seletivo IFPR 2018 foram disponibilizados nesta terça-feira (29). No total, são ofertadas 3.842 vagas nos cursos técnicos de nível médio e 1.637 nos superiores, distribuídas em 24 cidades do estado. As inscrições podem ser realizadas de 01 de setembro a 12 de outubro de 2017. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro.

No Campus Paranavaí, os cursos técnicos ofertados na forma integrado ao Ensino Médio – um curso integrado é aquele no qual o estudante, a partir de uma única matrícula na instituição, conclui o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio – são: Informática, Agroindústria e Mecatrônica.

Além dos cursos integrados, também há vagas para o curso subsequente de Eletromecânica, que é destinado a quem já tem o Ensino Médio completo e busca uma habilitação profissional técnica.

Já os cursos superiores são: Licenciatura em Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Elétrica.

Os cursos do IFPR são gratuitos (não há cobrança de mensalidade). O Instituto conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de Ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à Pesquisa e à Extensão.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser realizadas de 01 de setembro a 12 de outubro de 2017.

Poderá ser concedida isenção dessa taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados de 01 a 18 de setembro de 2017, conforme estabelecem os editais do processo.

Ficha de inscrição para os cursos de nível médio e subsequente

Ficha de inscrição para os cursos de nível superior

Inclusão social

Do total de vagas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Das vagas reservadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os editais criam categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário-mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível nos anexos dos editais que regem o processo.

Provas

As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.