Exposição: “Venezuela: uma nação em êxodo” – Campus Paranavaí

Notícias

Exposição: “Venezuela: uma nação em êxodo”

Publicado em

Copiado!

Está acontecendo na Biblioteca do Campus Paranavaí a exposição “Venezuela: uma nação em êxodo”, fruto do trabalho do Prof. Dr. Felipe Figueira. A ideia da exposição surgiu do objetivo de pesquisar de forma aprofundada a temática da imigração, tendo em vista que a região noroeste do Paraná, dentre tantas outras regiões brasileiras, tem recebido um fluxo contínuo de imigrantes. Além do fato desse fluxo contínuo, toda essa situação tem recebido grande destaque da mídia, seja para promover uma empatia, seja para repudiar e promover a criação de “muros” e outras medidas contra a imigração.

O professor relata a experiência: “Em um primeiro momento, coloquei-me a pesquisar a literatura que tratava da imigração de forma geral e da crise imigratória venezuelana em particular. Em um segundo momento, pesquisei filmes e documentários que tratavam da temática imigratória, bem como de situações que faziam com que o ser humano saísse de sua terra natal, como é o caso de tantos nordestinos que saíram de seus municípios para São Paulo. Nesse sentido, o documentário “Migrantes” é estarrecedor acerca do êxodo nordestino. Por fim, passei a pensar: “por que não compreender toda a crise imigratória Venezuela pessoalmente?”. E foi motivado por esse itinerário de pesquisa que estive entre os dias 14 e 21 de abril de 2018 em Boa Vista, Pacaraima e Santa Elena de Uairén (Venezuela), para compreender in loco a referida problemática.”

“Venezuela: uma nação em êxodo” é uma exposição que conta com 64 fotografias legendadas que tratam de diversos pontos da crise venezuelana, que vão desde os imigrantes cruzando a fronteira com o Brasil, as pessoas na fila para receberem atendimento da Polícia Federal, até situações como a fila por alimentação na igreja Nossa Senhora da Consolata (em Boa Vista) e a prostituição de mulheres que se tornaram conhecidas como “ochentas”, em referência ao valor do programa (oitenta reais).

A intenção é que a Exposição possa abarcar a maior quantidade possível de pessoas, e que se possa ver e tomar conhecimento de que tudo o que toca a humanidade é uma tarefa de todos. A Exposição no IFPR começou dia 8 de maio e durará até o dia 1º de junho.

Assim, quem tiver interesse de divulgar gratuitamente o referido trabalho, ou obter mais informações, pode entrar em contato através do e-mail felipe.figueira@ifpr.edu.br.

Topo