Professor Eduardo H. M. Cruz publica livro em parceria com pesquisadores da UFRGS e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. – Campus Paranavaí

O Professor Eduardo H. M. Cruz, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com o professor Philippe Olivier Alexandre Navaux, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e com o pesquisador Matthias Diener, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, acabam de lançar o livro “Thread and Data Mapping for Multicore Systems: Improving Communication and Memory Accesses” (em tradução livre “Mapeamento de Dados e Threads para Sistemas Multicore: Melhorando a Comunicação e os Acessos à Memória”) pela editora Springer.

O livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o doutorado e pós-doutorado do professor Eduardo e do Matthias na UFRGS sob orientação do professor Navaux, onde eles puderam estudar problemas de mapeamento de dados e instruções nas memórias (caches) dos processadores e em como melhor dispor destes para diminuir a perda de tempo no acesso. O Professor Eduardo diz que “diminuir tempo de acesso a dados e instruções permite que o processamento de programas possa ser feito de maneira mais rápida, com maior desempenho”, acrescentando que o estudo profundo deste assunto e das diversas técnicas diferentes para melhorar estes acessos resultou na publicação de artigos em diversos renomados periódicos e conferências internacionais.

O Professor Eduardo conta que a editora Springer, após ter acesso aos diversos artigos publicados pelos autores acerca do assunto e perceber a qualidade da pesquisa, convidou-os a publicar o livro após ele ter ganho o prêmio de melhor Tese de Doutorado pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC) em 2017.