Equipe do Campus Paranavaí é premiada na Maratona Unicef / Samsung – Campus Paranavaí

Equipe do Campus Paranavaí é premiada na Maratona Unicef / Samsung

No dia 31 de outubro, alunos do IFPR – Campus Paranavaí participaram da cerimônia de premiação da Maratona Unicef-Samsung na Universidade de São Paulo (USP).

A maratona foi desenvolvida pelo UNICEF e Samsung, em parceria com a SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e reuniu, desde junho desse ano, professores e alunos de escolas públicas brasileiras para desenvolverem aplicativos com fins educacionais. Foram 166 equipes com projetos inscritos, dentre elas, 31 foram selecionadas para desenvolver seu aplicativo proposto.

A região sul foi representada por apenas duas equipes, ambas do IFPR, sendo uma delas a Equipe Prisma, de Paranavaí, composta pelos alunos de cursos técnicos integrados Giovanna Minasse e Rafael Sardinha, do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Adriel Carlos e Willian Cligor e coordenados pela professora Viviane Fuly.

A equipe desenvolveu o aplicativo Real Solids, disponível na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.realsolidsv2) que aborda o estudo de sólidos geométricos a partir de obras arquitetônicas ou monumentos. No aplicativo, o mascote Thales leva o usuário a uma aventura, contando um pouco da história e da geografia local do ponto turístico escolhido do menu, até que se reconheça o sólido geométrico presente na obra. É apresentada uma animação, na qual o mascote guia o aluno na contagem das faces, arestas e vértices do sólido, além de sua planificação. Para celulares que comportem a tecnologia utilizada, o usuário poderá interagir com o sólido em realidade aumentada.

Durante o evento de encerramento, que foi notícia no Jornal Nacional (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/31/alunos-e-professores-da-rede-publica-criam-aplicativos-para-melhorar-ensino.ghtml), os alunos apresentaram os projetos a uma banca composta por profissionais da tecnologia e pesquisadores da área.

A equipe foi premiada com o valor de 5 mil reais e tablets para os componentes, para que possam prosseguir com o desenvolvimento do aplicativo.