Alunos do Campus Paranavaí são premiados no VII Ficiências – Campus Paranavaí

Alunos do Campus Paranavaí são premiados no VII Ficiências

No dias 06 a 09 de novembro aconteceu a VII Feira de inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências) no Hotel Golden Park em Foz do Iguaçu realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O evento obteve mais de 1200 visitantes, com 150 trabalhos aprovados de estudos realizados por estudantes do ensino fundamental II e ensino médio do Brasil, Paraguai e Argentina.

Dentre as categorias premiadas, o trabalho  “Estudo da estabilidade de composto fenólicos em sorvete de chá com alfa-beta-ciclodextrina” dos orientadores Keren Hapuque Pinheiro e Carlos e Eduardo Barão, desenvolvido pelos estudantes  Mateus Volante Lopes, Kethlin Gabriele Lobo Nascimento e Laísa Letícia Machado dos Santos foi contemplado com o 1º lugar na área técnica Empreendedorismo.

O trabalho tinha o intuído de oferecer um sorvete funcional por meio da adição de chá verde e consequentemente da incorporação dos compostos antioxidantes, como os compostos fenólicos. Além da formulação do sorvete com chá verde, foi adicionado um açúcar denominado alfa e beta ciclodextrina, a fim de, participar tanto na conservação de tais compostos quanto de mascarar o sabor adstringente característico do chá verde.