Renomada conferência internacional publicará artigo de aluno da Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas Web, Móveis e Embarcados do IFPR de Paranavaí – Campus Paranavaí

Artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso do aluno André Hideki Eposhi da Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas Web, Móveis e Embarcados do IFPR de Paranavaí e será publicado pela International Conference on Program Comprehension 2019.

A International Conference on Program Comprehension (ICPC) está entre as melhores conferências do mundo no campo de Engenharia de Software e trata a respeito da compreensão de programas computacionais. Atualmente, ela é considerada um dos 20 melhores veículos de publicação acadêmica em Engenharia de Software. A conferência abrange tanto as atividades humanas para compreender o software como também tecnologias para apoiar tal compreensão, fornecendo um fórum de qualidade para pesquisadores e profissionais da academia, indústria e governo para apresentar e discutir os melhores resultados e melhores práticas no campo da compreensão de programas.

O artigo intitulado “Removal of design problems through refactorings: are we looking at the right symptoms?” foi aceito para publicação na ICPC e estará disponível para leitura em breve. Esse artigo resulta de um estudo, conduzido pelo aluno do IFPR, André Hideki Eposhi, para a avaliação e compreensão de técnicas voltadas à melhoria da qualidade de software. Estudo este orientado pelo professor do IFPR, Willian Nalepa Oizumi.

Por meio de pesquisa, os autores avaliam técnicas utilizadas por empresas da indústria para promover a qualidade de software. Os resultados do estudo evidenciam as limitações das técnicas existentes e promovem uma discussão acerca do que pode ser melhorado.

O artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso da Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web, Móveis e Embarcados do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. Além disso, o desenvolvimento do artigo contou com a colaboração de uma empresa local e foi desenvolvido ao longo do ano de 2018. Os resultados preliminares desse estudo foram previamente publicados e apresentados na Semana de Tecnologia da Informação (SETIF) do Instituto Federal de Paranavaí – Campus Paranavaí, tendo sido premiado como o Melhor Resumo do evento.