Solenidade de Formatura – Campus Paranavaí

Solenidade de Formatura

No dia 21/02/2014, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, foi realizada a Solenidade de Formatura dos Cursos Técnico em Alimentos, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Informática.

Juramento

A Solenidade contou com a presença de diversos líderes da sociedade paranavaiense, como Carlos Henrique Scarabelli, Secretário Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (representando o Prefeito Rogério Lorenzetti), Prof. Antônio Rodrigues Varela Neto, Vice-reitor da UNESPAR (representando o Magnífico Reitor Prof. Antonio Carlos Aleixo), Prof. Elias de Souza Júnior (Diretor da UNESPAR Campus FAFIPA), além da presença do Prof. José Barbosa Dias Júnior, Diretor do IFPR Campus Paranavaí (representando o Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná, Prof. Irineu Mario Colombo). A Solenidade também contou com a presença maciça da comunidade interna do IFPR, Campus Paranavaí, como docentes e técnico-administrativos, além da presença de amigos e familiares dos formandos.

O IFPR, Campus Paranavaí, iniciou suas atividades em 2010 e desde então vem formando e capacitando mão-de-obra para o mundo do trabalho. Inicialmente, contava apenas com cursos técnicos subsequentes e concomitantes, mas, a partir de 2012 iniciou o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e em 2014 estendeu os seus cursos para: Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, além do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Química. Destaca-se também as importantes atividades realizadas pelo PRONATEC, que, através da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância, vem democratizando o conhecimento entre a comunidade.

A Solenidade de Formatura, ao mesmo tempo que fechou um ciclo na formação dos estudantes, apenas iniciou outro: o de inserção no mundo do trabalho. Todavia, uma boa formação já representa mais do que meio do caminho andado rumo à realização profissional e pessoal. Percebe-se, assim, a importância significativa do IFPR, Campus Paranavaí, para a efetivação da cidadania. Mais do que treinar pessoas, o IFPR visa formar cidadãos.