I Olimpíada IFPR de Robótica – Campus Paranavaí

I Olimpíada IFPR de Robótica

A OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica (https://www.obr.org.br) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A fase I do Câmpus Paranavaí foi realizada no dia 30/05/2014. Cinco equipes se inscreveram na competição e três foram premiadas. A equipe que conseguiu a maior pontuação foi a Decepticons formada por Alisson Lopes de Sousa Freitas, Alan Lopes de Sousa Freitas, Gabriel Felipe Moreira de Souza, Matheus Pereira Madureira e João Paulo de Barros. Em segundo lugar ficou a equipe Megatron composta pelos alunos Adriel Carlos Dias, Emanuel Djaci de Oliveira Leal, Renato Preuss Montanholi, Eduardo Augusto da Cruz Júnior e Leonardo Beckhauser de Moraes. Os bolsistas PBIS Gregório Sanga Ribeiro, Kathryn Gabrielli Mendes de Jesus, Fernanda Leão Amaral e Daniely Clemente Barbosa juntamente com mais dois voluntários Willian Cligor de Souza de Oliveira e André Fuga Osmarin, formaram a equipe Cyborg que conquistou o 3º lugar. Abrilhantaram ainda a competição as equipes Rescue Gears e Tubaína. A equipe Rescue Geares é formada pelos alunos Claudio Anderson Denadai, Maria Carolina Silva Vanuchi, Priscila Fernanda Vidotto da Silva, Thomas William Bares Nunes e Wilson Pacheco de Sá Junior. Fazem parte da equipe Tubaína os acadêmicos Moacir Henrique Souza Berlim, Ronaldo Baratella da Silva, Victor Henrique Fernandes do Nascimento, André Gustavo Sanches Silva e Mateus Fuga Osmarin.
Todos os professores do curso do Eixo de Informação e Comunicação ajudaram na organização do evento, sejam eles: André Ricardo Zavan, Ayslan Trevizan Possebom, Daniela Eloise Flôr, Fabiano Utiyama, Frank Willian Cardoso de Oliveira e Késsia Rita da Costa Marchi. Participaram ainda da organização os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, além do aluno Abner Moura (2º ano do mesmo curso) que fez um vídeo de divulgação do evento e a aluna Priscila Fernanda Vidotto da Silva, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que ajudou muito na confecção das camisetas, crachás e outros materiais. Tivemos o apoio incondicional da equipe gestora e de vários servidores câmpus. O evento agora passa para a fase II onde as equipes vencedoras dos demais campi virão a Paranavaí para competirem entre si.