Inscrições para o III SE²PIN superam as expectativas – Campus Paranavaí

Inscrições para o III SE²PIN superam as expectativas

No período de 20 a 23 de outubro, nas dependências do Câmpus Foz do Iguaçu, será realizado o III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (SE²PIN), cuja temática será “Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social”. O evento contará com conferências, sessões temáticas, apresentação de trabalhos e oficinas. Em 2014 são 667 trabalhos inscritos, cerca de 250 a mais do que no ano passado, dentre os quais serão selecionados 400, de acordo com critérios do regulamento. “É satisfatório perceber o crescimento do evento a cada ano, e temos certeza de que ele se consolidará como um marco para o Instituto”, afirma Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação.

O Seminário é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), sendo esta, através da Assistência Estudantil, a responsável por garantir alimentação e hospedagem aos estudantes que irão expor trabalho ou farão apresentação artística. Para Ezequiel Westphal, Reitor Substituto e Pró-Reitor de Ensino, a assistência propicia mais conforto aos estudantes para que eles desfrutem o evento como um todo, podendo, desta forma, absorver mais do conhecimento científico na sua vida acadêmica.

O objetivo é o de promover o encontro entre pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências. “A expectativa é de que a terceira edição do SE²PIN oportunize aos participantes o acesso ao conhecimento da produção científica, tecnológica, artística e das ações de ensino e extensão que estão sendo desenvolvidas pelos docentes, técnicos e alunos da nossa Instituição. Além disso, esperamos que o SE²PIN possa se consolidar no IFPR como um importante espaço para que possamos compartilhar ideias e qualificar os projetos de pesquisa e ações de extensão, oriundos do trabalho e dedicação de todos os envolvidos”, comenta Daniel Bussolaro, Diretor de Pesquisa da Proepi.

A terceira edição do evento terá alguns diferenciais, como as visitas técnicas à Usina de Itaipu e ao Parque das Cataratas, as quais têm como objetivo proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre os arranjos produtivos e sociais da região do Câmpus Foz do Iguaçu. A Mostra de Robótica também é uma novidade que estará presente no III SE²PIN. O objetivo de levar a Mostra para o seminário é enriquecer o evento ainda mais, pois estarão presentes as equipes que se destacaram na I Olimpíada de Robótica (OBR).

III SE²PIN