Reitor Substituto apresenta nova equipe de Pró-Reitores – Campus Paranavaí

Reitor Substituto apresenta nova equipe de Pró-Reitores

O Reitor Substituto, Professor Ezequiel Westphal, apresentou, nesta sexta-feira (3), à comunidade escolar e acadêmica do IFPR os novos servidores que irão compor a equipe de alta gestão nos próximos dias.

Para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), assumirá a função de Pró-Reitor o servidor da carreira técnico-administrativa, Valdinei Henrique da Costa, que possui formação na área do Direito e experiência profissional reconhecida. Valdinei já atuou em funções administrativas da Progepe, foi Auditor Chefe e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a função de Pró-Reitor será ocupada pelo servidor da carreira docente Evandro Cherubini Rolin, que possui formação na área de Engenharia Elétrica, com ampla experiência de gestão em instituições de ensino. O Professor tem colaborado com o IFPR em funções de Coordenadoria, Direção de Ensino Médio e Técnico, da Pró-Reitoria de Ensino, e de Assessoria ao Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (Naps).

As mudanças anunciadas contribuirão ainda mais para o fortalecimento das políticas institucionais de qualificação do trabalho no IFPR. De acordo com o Reitor Substituto, “a política de formação e capacitação profissional dos servidores traz, por intuito, a crescente valorização no exercício das suas atividades no IFPR”. O Professor Ezequiel informa que nas próximas semanas, democraticamente, a partir da conclusão dos trabalhos, de consulta e participação dos servidores, sobre a nova regulamentação interna das 30 horas da carreira técnico-administrativa, ocorrerá também a publicação dos editais para formação continuada e de qualificação profissional, de afastamento para realização de estudos, bem como novos projetos de saúde do servidor serão divulgados à comunidade, entre outros. “O esforço da política de gestão de pessoas realizada e de novos projetos em construção, possibilitou, na expansão dos Institutos Federais, a organização funcional da Instituição e a realização de vários concursos, sendo nomeados mais de 70% de servidores, do quadro atual, nos últimos três anos”, afirma o Reitor Substituto.

Plano de Desenvolvimento Institucional

Outra ação de extrema importância diz respeito à construção do planejamento estratégico e institucional, resultando no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). De acordo com o Reitor Substituto, “o planejamento institucional, realizado nesta gestão, de modo participativo e colaborativo, traduz o esforço de toda comunidade escolar e acadêmica na construção da sua identidade institucional. Assim, o PDI, em consulta, entre outras ações, garantirá ao IFPR bases sólidas no próximo quinquênio, para o ‘fortalecimento prioritário’ de políticas de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação, tendo como eixo central a formação de educação profissional e tecnológica em uma Instituição Acadêmica e Escolar cada vez mais inclusiva e plural em seus programas e cursos”. A consulta ao PDI está disponível até 22 de outubro, para acessar clique aqui.

Da esquerda para direita: Valdinei Henrique Costa, Ezequiel Westphal e Evandro Cherubini Rolin