I Semana de Tecnologia da Informação do Câmpus Paranavaí – Campus Paranavaí

I Semana de Tecnologia da Informação do Câmpus Paranavaí

Nos dias 05, 06 e 07 de novembro aconteceu no Câmpus Paranavaí a “I SETIF” (Semana de Tecnologia da Informação), evento que teve como objetivo ampliar as perspectivas pessoais e profissionais dos alunos, professores e convidados.

A I edição da SETIF contou com minicursos, palestras e um campeonato de CS-Counter Strike, além da esperada apresentação de dança dos alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio que fazem parte do grupo “Dança Conosco”- projeto idealizado pela professora Aparecida Bernadete Gaion.

Os alunos Alisson Lopes de Sousa Freitas e Adriel Carlos Dias ministraram o minicurso sobre “Programação com Scratch”, Wilson Pacheco de Sá Júnior ministrou o minicurso sobre “Introdução ao Arduino”, também aluno do IFPR Paranavaí Moacir Henrique de Souza Berlim ministrou o minicurso “Elaboração de Interfaces usando o Java Desktop” e por fim o minicurso “Introdução ao Corel Draw” foi ministrado pelos alunos Priscila Fernanda Vidotto da Silva e Henrique Diniz Meira. O aluno Alisson Lopes de Sousa Freitas foi o responsável por elaborar a logo da I SETIF.

As palestras contaram com participações especiais, o Dr. Dejair Dionisio deu início ao ciclo de palestras na quarta-feira (5). Ele que é Doutor em Letras – Diálogos Culturais – pela Universidade Estadual de Londrina, Leitor Brasileiro da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Itamaraty na Universidade de Cabo Verde – CV, membro da Cátedra Amílcar Cabral (Cabo Verde), recebeu o prêmio de honra ao Mérito Zumbi dos Palmares do Núcleo de Estudos Afro Asiáticos/NEAA e do Movimento de Estudos da Cultura Afro-brasileira/MECAB em 1995, palestrou sobre “O Contexto Atual das Religiões de Matriz Africana e os 11 anos da Lei 10.639/03”.

Contamos também com a palestra do professor Luiz Arthur Feitosa dos Santos, que é doutorando em Ciência da Computação pelo IME/SP e professor da UTFPR Campo Mourão, e abordou sobre “O uso de técnicas autonômicas em redes definidas por software para mitigar problemas de segurança”.

No dia 06 iniciamos a noite com a palestra “Vida de Programador” por Bruno Gelatti, que possui pós-graduação em Gestão da Tecnologia com Ênfase em Banco de Dados e Programação Orientada a Objetos e atua como desenvolvedor Delphi Senior na Elotech Gestão Pública. Seguido por um bate papo sobre os temas Certificações e Processos de Qualidade de Software, que envolveu alunos, professores e visitantes, destacando a participação de Anderson Wilt, que é supervisor de suporte técnico e atua também como Product Owner da empresa Ápice Consultoria e Sistemas.

Por fim, tivemos a palestra “Tecnologias emergentes para o mercado de trabalho” por Jaime William Dias, mestrando em Ciências da Computação pela UEM e diretor/gerente de projetos da JD Sistemas de MGA Sistemas.

É notório que a demanda por profissionais, nas mais diversas áreas de informática vem crescendo nos últimos anos, entretanto, as melhores vagas são ocupadas por profissionais que possuem maiores e melhores níveis de capacitação. Capacitar-se é um dever constante para todo e qualquer profissional, e em especial, para profissionais atuantes em informática.

Agradecemos a presença de nossos palestrantes, dos alunos que ministraram os minicursos, alunos e convidados participantes, que garantiram o grande sucesso da primeira edição da SETIF.

Visualizar o álbum completo