Câmpus Paranavaí realiza Semana da Consciência Negra – Campus Paranavaí

Câmpus Paranavaí realiza Semana da Consciência Negra

Nesta semana, o Câmpus Paranavaí realizou a Semana da Consciência Negra. Diversas atividades e apresentações foram realizadas em comemoração ao Dia da Consciência Negra celebrado na data de hoje (dia 20).

A abertura da Semana da Consciência Negra, na segunda-feira, contou com uma palestra ministrada pelo Sheik Caido Bashir Mudera, que falou a respeito da cultura do Moçambique, seu país de origem. Moçambique fica localizado no sudeste da África, com cerca de 24 milhões de habitantes e tem a língua portuguesa como oficial. A religião mais popular em Moçambique é o Cristianismo, mas há uma presença significativa de seguidores do Islamismo, religião que o palestrante deu maior ênfase, pois é seguida por ele e seus familiares. Ele também explicou sobre a cultura africana em geral e seus costumes.

Na terça-feira, o Câmpus Paranavaí recebeu a visita da Mãe Luiza de Xangô, Mãe Rosalina e suas duas filhas, que ministraram uma palestra sobre as religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé. Durante a palestra elas tiraram dúvidas dos alunos e relataram os diversos tipos de preconceitos que sofrem em virtude de sua origem e suas convicções religiosas.

Na quarta-feira, o grupo de capoeira do CECAP (Centro de Atendimento Especial a Criança e ao Adolescente) de Paranavaí e o Mestre Coco fizeram apresentação sobre a origem da capoeira e a importância de Zumbi dos Palmares. Mestre Coco narrou a história desse herói nacional e como ele se tornou um símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Em seguida, apresentaram em forma de dança a história de Maculelê, um guerreiro indígena que defendeu sozinho sua tribo do ataque de uma tribo rival com apenas dois bastões. Ao fiinal, apresentaram a “Capoeira Show”, espetáculo que empolgou todos os presentes.

Hoje, Dia da Consciência Negra, os alunos Eduardo Augusto Da Cruz Junior e Julia Venancio Balbueno Dos Santos, sob orientação da professora Viviane dos Santos, promoveram uma Roda de Samba com apresentações de músicas alusivas à cultura afro-brasileira.

Além das palestras e apresentações, o jornal InFoco, desenvolvido pelos alunos e professores do Câmpus, lançou uma edição especial sobre o Dia da Consciência Negra. Para acessar a edição especial do jornal clique aqui.

Visualizar o álbum completo