Novidades no projeto “Museu de Zoologia” – Campus Paranavaí

Novidades no projeto “Museu de Zoologia”

No dia 11 de novembro os alunos integrantes do projeto de extensão “Museu de Zoologia” iniciaram o processo de taxidermia de um lagarto, popularmente conhecido como “teiú”. O animal morreu atropelado na cidade de Paranavaí e foi doado ao IFPR pelo corpo de bombeiros da cidade. A taxidermia do animal foi finalizada no dia 17 de novembro. Agora, a peça está recebendo aplicação de formol para manter uma boa conservação.

O projeto é composto de cinco alunos do curso Técnico em Informática Integrado. Destes, dois são bolsistas e três são voluntários. As atividades desenvolvidas foram supervisionadas pela taxidermista Aparecida de Fátima Cracco Rodrigues, colaboradora do projeto, e pela professora Renata de Souza Panarari Antunes, coordenadora do projeto.

A taxidermia é uma ciência biológica que tem como principal objetivo a reconstituição das características morfológicas de animais. Essa técnica busca preservar desenho, tamanho e pele dos animais o mais fielmente possível para que possam ser utilizados em coleções científicas ou exposições.