Encerramento da Oficina de Libras no Câmpus Paranavaí – Campus Paranavaí

Encerramento da Oficina de Libras no Câmpus Paranavaí

O Campus Paranavaí ofertou neste ano a primeira oficina de libras promovida pelo NAPNE – Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, que durante três meses formou duas turmas. As aulas de encerramento aconteceram nos dias 11 e 12 de dezembro.

A oficina intitulada de “Libras: a comunicação em suas mãos” permitiu que os cursistas conhecessem o SER Surdo e a sua língua. Em várias aulas os Surdos da cidade estiveram presentes e puderam interagir com os alunos ouvintes, ampliando assim, a comunicação, a relação entre surdos e ouvintes e a difusão da Língua Brasileira de Sinais. A presença de quatro Surdas usuárias da Língua de Sinais matriculadas garantiu que fosse uma oficina bilíngue, sendo a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa, dessa forma os cursistas puderam se familiarizar com essa nova forma de comunicação.

Ao todo, 45 alunos de diversas áreas profissionais ingressaram na oficina e concluíram o primeiro módulo. O NAPNE sente-se honrado em ter contribuído para a formação destes profissionais, sabendo que onde quer que o Surdo esteja e se este profissional estiver lá, a comunicação e o respeito à sua identidade e cultura serão garantidas.

“Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz…apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.”

Luiz Albérico B. Falcão