Alunos do Câmpus Paranavaí participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Campus Paranavaí

O IFPR Paranavaí está participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que se encontra em sua 18ª edição.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A prova de nível 4 (para alunos de ensino médio) foi realizada no dia 15 de maio, às 14:00, e aplicada pelo professor Nivaldo Eloi de Souza. Ao todo participaram 35 alunos, de todos os cursos, principalmente do curso de Eletromecânica Integrada ao Ensino Médio.

Os gabaritos já saíram no site da OBA. Os 1000 melhores alunos do Brasil serão convidados a prosseguir em etapas preparatórias para olimpíadas internacionais e formação de equipes brasileiras.

Alunos do Câmpus durante a prova da OBA