Divulgação do Projeto de Pesquisa “Cinema na Escola” – Campus Paranavaí

Divulgação do Projeto de Pesquisa “Cinema na Escola”

O grupo de pesquisa “Cinema na Escola” do IFPR Câmpus Paranavaí, que tem o apoio da Fundação Araucária/CNPQ convida a comunidade local a participar das sessões de cinema e do grupo de pesquisa.

Atualmente o grupo é composto por 18 membros, sendo: 5 professores, 5 técnicos em assuntos educacionais e 8 estudantes de ensino médio e superior da instituição. Os coordenadores são os professores Marcelo Rosa e Josimar Priori.

Conhecido como a sétima arte, desenvolvido durante o século XX, o cinema vem sendo um fenômeno de estudos e análises. O objetivo principal do projeto de pesquisa é entender e aplicar o processo pelo qual o cinema pode ser um instrumento cultural de produção e divulgação de conhecimento.

O grupo é composto por três linhas de pesquisas: a primeira, tentar entender o cinema como produto da indústria cultural; a segunda investiga o cinema como possibilidade de produção de um intelectual com autonomia; e, a terceira, o cinema como uma ferramenta para a educação.

As sessões de cinema promovidas pelo grupo propõem a seguinte ordem: apresentação da obra cinematográfica, exposição da obra, debate ao final da exposição. As sessões serão gratuitas, com fins de estudo e não precisam de inscrição prévia. Toda a comunidade interna e externa está convidada a participar das sessões públicas. Haverá certificação para todos os participantes com mais de 90% de frequência da sessão específica como atividade extracurricular, enquanto extensão do projeto de cinema.

Divulgação das primeiras sessões públicas no Câmpus:

Data Horário Local Título cinematográfico
25/05 13:30 – 16:30 Sala 02 Bloco 03 Avatar
08/06 13:30 – 15:30 Sala 02 Bloco 03 Documentário: Chico Mendes
22/06 13:30 – 16:30 Sala 02 Bloco 03 Hoje eu quero voltar sozinho

O grupo espera a presença da comunidade nas sessões públicas e aceita novos pesquisadores, da instituição ou fora dela, para fazer parte dos estudos.