IFPR Paranavaí realiza Semana do Meio Ambiente – Campus Paranavaí

IFPR Paranavaí realiza Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 01 a 03 de junho de 2015 o IFPR – Câmpus Paranavaí realizou a Semana do Meio Ambiente com o tema “Preservação dos Recursos Naturais”. O evento foi organizado por uma comissão constituída por professores e técnicos administrativos, sob a coordenação da Prof. de Biologia Renata de Souza Panarari Antunes.

Diversas atividades com temas relacionados ao meio ambiente foram realizadas, dentre elas, minicursos, palestras e uma gincana entre os alunos dos cursos técnicos integrados. Embora a abertura oficial tenha ocorrido no dia 01/06, no dia 29/05 iniciaram-se as atividades com a palestra “Água – os impactos sociais e ambientais em seu mau uso e a importância da preservação deste recurso natural” ministrada por alunos do curso de Engenharia Civil da Unipar, para os estudantes do período noturno.

No dia 01/06, segunda-feira, foi realizada a abertura oficial do evento, com a presença de membros da comissão organizadora, da coordenadora do evento, Prof. Renata Antunes, do Diretor Geral do Câmpus, Prof. José Barbosa, da Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profª Valeriê Inaba e do Coordenador de Ensino, Prof. Antão Valentim. Após a abertura, as equipes participantes da gincana apresentaram as atividades: torcida organizada e paródia sobre o meio ambiente. Em seguida, os alunos dos cursos técnicos integrados tiveram a oportunidade de assistir a palestra que havia sido proferida aos alunos do período noturno no dia 29/05. No período da tarde iniciaram-se os minicursos: Eficiência energética, Plantando vidas e reciclando com arte, Compostagem, Fabricação de papel reciclado e Fabricação de detergente caseiro a partir de óleo residual de fritura.

No segundo dia (02/06/2015) foram realizados os minicursos: Reaproveitamento de alimentos, A importância química das plantas para a saúde e para o meio ambiente e a continuação dos minicursos: Plantando vidas e reciclando com arte e Fabricação de papel reciclado.

Na quarta-feira (03/06) aconteceram as demais provas da gincana: caça ao tesouro (conhecimentos gerais), provas lúdicas, desfile de trajes de roupas recicladas confeccionadas pelos alunos e apresentação de brinquedos elaborados com material reciclado.

Antes do início da Semana do Meio Ambiente, os alunos já estavam envolvidos com atividades relacionadas à gincana. As equipes tiveram que promover arrecadação de materiais recicláveis e criar uma logo para concorrer em um concurso que escolheria a logo das próximas Semanas do Meio Ambiente do IFPR – Câmpus Paranavaí.

Após a realização de todas as provas, as equipes foram classificadas de acordo com o desempenho obtido em cada atividade. A equipe vencedora será premiada com uma visita à Fábrica Klabin, em Telêmaco Borba, em data a ser marcada.

O objetivo do evento foi propiciar um espaço de acesso a informações e discussões acerca das questões ambientais, visando a preservação dos recursos naturais não só para o presente, mas também para garantir o bem-estar das gerações futuras.

Comissão organizadora:

Coordenadora: Renata de Souza Panarari Antunes
Membros: Alessandra Valéria de Oliveira, André Ricardo Zavan, Eber de Santi Gouvea, Edmar da Silva, Everton Ferreira Leite, Giovanna Caputo dos Anjos Almeida, Glaucio Testa, Jorge Luis Ferreira da Costa, Késsia Rita da Costa Marchi, Marcelo Lopes Rosa, Priscila Fernanda Vidotto da Silva, Suellen Jensen Klososki e Tatiana Colombo Pimentel.

Álbum de fotos da Semana do Meio Ambiente