Seu browser não suporta JavaScript!

PortalPortal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Cursos Superiores » Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica ofertado pelo IFPR – Campus Paranavaí, tem como concepção uma matriz curricular moderna e convergente, que visa atender as demandas da sociedade, bem como formar engenheiros eletricistas com princípios éticos e com visão empreendedora.

O curso tem a proposta em conceber um perfil profissional ao engenheiro que lhe dê a habilidade para se adaptar rapidamente às novas necessidades técnicas e industriais, sempre preocupando-se com as questões ambientais, além de manter a identidade do IFPR, no tocante a formação tecnológica aliada as atividades práticas. Ainda, objetiva-se habilitar o profissional para o desenvolvimento do raciocínio lógico, científico e humanístico, à resolução criativa de problemas, bem como desenvolver a capacidade de apropriar-se dos conhecimentos relacionados ao desempenho da profissão, utilizando-se de linguagem acessível e objetiva dentro das empresas onde desempenhará a sua função.

 

Campo de atuação

O profissional poderá atuar em indústrias dos diversos setores, bem como em concessionárias de energia elétrica e empresas de tecnologia, projetos e consultoria. O egresso deverá ser capaz estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Elaborar projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera-se a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

 

Duração

5 anos

 

Turno

Integral

 

Pré-requisitos

Ensino médio completo.

 

Formas de ingresso

Processo seletivo e SISU

 

Nome do Coordenador do Núcleo Estruturante do Curso

Prof. Me. Julio Estefano Augusto Rosa Filho

 

E-mail da Coordenação

julio.estefano@ifpr.edu.br

 

Carga horária total do curso

3833 horas*

 

Média salarial do profissional

Piso salarial do Engenheiro Eletricista: 8,5 salários mínimos.

 

Portaria nº 270/2017 – Colegiado do Curso Superior de Engenharia Elétrica

Docentes do Campus Paranavaí 

Projeto Político Pedagógico de Curso

Estrutura Curricular do Curso