Engenharia Elétrica (bacharelado) – Campus Paranavaí
Cursos Superiores Engenharia Elétrica (bacharelado)

Engenharia Elétrica (bacharelado)

Atualizado em

Copiado!

O curso de Engenharia Elétrica ofertado pelo IFPR – Campus Paranavaí, tem como concepção uma matriz curricular moderna e convergente, que visa atender as demandas da sociedade, bem como formar engenheiros eletricistas com princípios éticos e com visão empreendedora.

O curso tem a proposta em conceber um perfil profissional ao engenheiro que lhe dê a habilidade para se adaptar rapidamente às novas necessidades técnicas e industriais, sempre preocupando-se com as questões ambientais, além de manter a identidade do IFPR, no tocante a formação tecnológica aliada as atividades práticas. Ainda, objetiva-se habilitar o profissional para o desenvolvimento do raciocínio lógico, científico e humanístico, à resolução criativa de problemas, bem como desenvolver a capacidade de apropriar-se dos conhecimentos relacionados ao desempenho da profissão, utilizando-se de linguagem acessível e objetiva dentro das empresas onde desempenhará a sua função.

Campo de atuação

O profissional poderá atuar em indústrias dos diversos setores, bem como em concessionárias de energia elétrica e empresas de tecnologia, projetos e consultoria. O egresso deverá ser capaz estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Elaborar projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera-se a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Duração

5 anos

Turno

Integral

Pré-requisitos

Ensino médio completo.

Formas de ingresso

Processo seletivo

Nome do Coordenador do Núcleo Estruturante do Curso

Ricardo Gouveia Teodoro

E-mail da Coordenação

ricardo.teodoro@ifpr.edu.br

Carga horária total do curso

3706 horas*

Portaria – Colegiado do Curso Superior de Engenharia Elétrica

Núcleo Docente Estruturante do curso

Docentes do Campus Paranavaí 

Projeto Político Pedagógico de Curso 2019

Projeto Político Pedagógico de Curso 2022

Estrutura Curricular do Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso

Portaria nº 37/2022 – Normas para Utilização dos Laboratórios do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.