Seu browser não suporta JavaScript!

PortalPortal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Cusos de Pós-Graduação » Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável » Apresentação do Curso

Apresentação do Curso

Nos últimos anos é crescente a preocupação com a preservação ambiental, uma vez que a intervenção humana vem causando vários danos ambientais, tais como desmatamentos, alterações climáticas, perda da biodiversidade, poluição do solo, da água e do ar. Diante de tantos problemas e do aumento populacional, que tem levado à intensa exploração dos recursos ambientais, é iminente a tomada de decisões que visem o desenvolvimento sustentável, para que a extração dos recursos naturais seja feita de maneira racional, minimizando o impacto para o meio ambiente e os seres vivos.

No âmbito da Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu Artigo 225, o meio ambiente é entendido como “bem de uso comum do povo”, cabendo ao poder público e à coletividade a responsabilidade pela preservação ambiental. Perante tais evidências, há grande necessidade de especialistas que possam, através de conhecimentos específicos, analisarem e minimizarem os impactos causados no meio ambiente e na vida humana através da promoção de educação ambiental em todos os níveis de ensino sob uma perspectiva formal e não formal, ou seja, dentro e fora das instituições de ensino.

Pensando nas perspectivas do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) o curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi elaborado para fornecer uma visão atual interdisciplinar com ações destinadas a assegurar, no âmbito educativo, a interação e a integração equilibradas das várias dimensões da sustentabilidade ambiental – ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – buscando o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida. A partir disso, o curso visa formar profissionais habilitados para atuar em questões relacionadas ao meio ambiente, gerenciar de forma racional os recursos naturais; executar planos de ação e manejo destes recursos de forma crítica, criativa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações, que incluam pesquisa e inovação, e que visem diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentáveis.

O Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é dirigido aos portadores de diploma de graduação obtida em cursos reconhecidos pelo MEC na área de graduação em Ciências Biológicas, Ciências ou em Biologia, Química, Geografia, Gestão Ambiental, Arquitetura, Economia, Sociologia, Direito ou áreas relacionadas à temática do curso.

Linha 1 – Conservação e Análises Ambientais: capacitar profissionais para atuar junto a equipes multidisciplinares para avaliação de impacto ambiental, em equipes de gerenciamento de projetos ambientais, elaborar projetos de preservação e sustentabilidade no setor público ou privado, bem como projetos de educação ambiental relacionados à conservação e conscientização ambiental. Também poderão atuar no setor da Educação.

Linha 2 – Sociedade e Meio Ambiente: capacitar profissionais para atuar em equipes para elaboração de Plano-Diretor, planejamento urbano, bem como participar na elaboração de políticas públicas ambientais. Também poderão atuar no setor da Educação.