Seu browser não suporta JavaScript!

PortalPortal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Técnicos Subsequentes » Técnico em Administração – EAD

Técnico em Administração – EAD

Curso Técnico em Administração – EAD

 

Eixo Tecnológico: Gestão de negócios
Resolução de Criação: n° 56/2010
Oferta: em andamento
Duração: 24 meses
Carga Horária total do curso: 1006h
Modalidade: a distância
Forma de oferta: Subsequente

 

Documentos
Projeto Pedagógico do Curso
No Projeto Pedagógico do Curso estão presentes informações sobre: organização do curso,matriz, ementas, entre outras.

 

Resolução do Curso
Resolução n° 56/10

 

Objetivos do Curso:
Objetivo Geral
O curso Técnico em Administração na modalidade EAD do IFPR visa promover a qualificação de profissionais para as exigências do mundo do trabalho na função de técnico em administração, com competências e habilidades desenvolvidas para planejar, organizar e dirigir as atividades de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, com excelência em uma gestão baseada nos princípios de sustentabilidade e empreendedorismo. Trabalhar em prol das habilidades comportamentais dos discentes no que se refere a ética e cidadania aliadas aos conhecimentos específicos do curso, valorizando uma formação cuja base se apoie em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância às exigências e competitividade do mercado. As informações a seguir constituem os objetivos específicos do curso Técnico em Administração na modalidade a distância.

 

Objetivos Específicos
• Possibilitar aos estudantes a compreensão das atribuições e responsabilidades legais da profissão, bem como saber quais formas de sua inserção no mundo de trabalho.
• Proporcionar ao estudante o diálogo com a prática organizacional, aplicando técnicas de planejamento, gestão, avaliação e controle, para inserção no contexto dos serviços administrativos das organizações.
• Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica e técnica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
• Formar um profissional de nível técnico com capacidade de atuar nas atividades administrativas consciente das responsabilidades decorrentes de suas decisões.
• Propiciar a aquisição de conhecimentos de base científica, técnica e humanistas direcionados para a área Gestão e Negócios.
• Desenvolver a formação de profissionais conscientes de seu potencial e de suas responsabilidades.
• Promover desenvolvimento de uma postura ética e a flexibilidade nas relações.
• Estimular a busca por uma visão sistêmica da realidade que cerca.
• Proporcionar aos estudantes o entendimento das rotinas administrativas das empresas para que colaborem nos planejamentos estratégico, tático e operacional.
• Oportunizar uma formação científica e técnica para empreender e/ou atuar em organizações.
• Desenvolver competências para atuar, analisando criticamente as questões da organização, buscando melhorias e proporcionando transformações.
• Formar profissionais proativos capazes de diagnosticar pontos negativos e positivos da organização, adotando medidas estratégicas frente às mudanças nos processos.
• Proporcionar ao futuro profissional o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações de cálculos matemáticos presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

 

Perfil do/a Egresso/a:
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Resolução CNE/CEB nº 1/2014), o perfil do Técnico em Administração é aquele que executa as funções de apoio administrativo que opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, que utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais, executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, aplica os conhecimentos científicos e tecnológicos construídos, reconstruídos e acumulados historicamente, que tem senso crítico e impulsiona o desenvolvimento econômico da região onde atua, integrando a formação técnica ao pleno exercício da cidadania.

 

Campo de atuação:
Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.