Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Paranavaí
Início notícias Campus Paranavaí promove atividades no mês da Consciência Negra

Campus Paranavaí promove atividades no mês da Consciência Negra

Publicado em

O Campus Paranavaí promoveu atividades durante o mês de novembro por ocasião do dia da Consciência Negra. Assim, tivemos mais um Mês da Consciência Negra. O objetivo foi ampliar as reflexões e consolidar o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

O tema desta vez foi “Narrativas Positivas”, a partir do qual buscamos exibir as expressões estéticas, literárias e culturais de origem afro por meio de oficinas, debates, palestras, intervenções artísticas, entre outros. Apoiado pelo NAC – Núcleo de Arte e Cultura, o projeto Café de Ideias, coordenado pelas professoras Bárbara Uliano Shinkawa, Gabriela Fujimori e Rosangela Jovino Alves, abriu as atividades de novembro promovendo um encontro literário sobre a escritora Conceição Evaristo. Participaram do evento membros da comunidade interna e externa, como o Prof. Dr. Dejair Dionísio (UFGD). Convidado pelo projeto para se juntar à roda de conversa, ele contribuiu para que todos interagissem ainda mais com o universo literário de Conceição Evaristo. Também tivemos durante o Café a performance da poesia “Vozes-mulheres” de Conceição Evaristo, realizada pelos alunos do Coral regido pela profa. Ester Back.

O professor Edmar ministrou, no dia 06/11, minicurso Presença Africana no Brasil. Ao longo da atividade, o professor destacou narrativas, apontamentos e exposições que demonstrem e revelam a grandiosidade, a diversidade e a importância das Áfricas para o desenvolvimento, progresso e para a evolução da humanidade. Os textos escolhidos destacaram contribuições históricas, políticas, científicas e biológicas dos povos, reinos e culturas africanas. De acordo com o professor, tal perspectiva é fundamental, porque coloca tais povos como produtores de conhecimento, como protagonistas e como culturas de fundamental importância para o progresso da humanidade. 

No dia 12/11, foi feita a exibição do filme Heróis que fez parte do Circuito Difusão – 12ª mostra de cinema em direitos humanos. O debate pós-exibição foi conduzido pela professora Rosangela Jovino Alves que buscou, em sua fala, analisar a trajetória de três judocas apresentados no vídeo. Embora todos tivessem que vencer desafios em sua carreira, chama atenção as barreiras adicionais enfrentadas pelos atletas negros, dentre elas: alimentação, transporte e até mesmo refúgio político. 

Por fim, foi realizada no dia 20 de novembro, a atividade “Dia da Consciência Negra 2019: debate sobre cotas raciais”. Este evento contou com a participação dos professores Gleice Rocha dos Santos Almeida e Edmar da Silva. Eles destacaram como foram ao longo do tempo se reconhecendo como negros e vivenciado as discriminações disparadas contra tal cor de pele no Brasil. Também analisaram o processo por meio do qual foram elaborando suas compreensões sobre as cotas raciais. Destacaram ainda que o peso do racismo é forte o suficiente para barrar a ascensão de pessoas negras e que as cotas raciais se tornam, diante de tais desequilíbrios, uma maneira de reduzir as disparidades entre negros e não negros na sociedade brasileira. 

Sob a supervisão do professor Josimar Priori, os alunos do ensino médio integrado confeccionaram cartazes que foram expostos ao longo do mês alertando para a discriminação racial ainda presente na sociedade brasileira. O projeto Café de Ideias promoveu uma mostra com dados biográficos de Conceição Evaristo e com trechos de suas obras.

IFPR Campus Paranavaí – Rua José Felipe Tequinha, 1400 – Jardim das Nações | Paranavaí – PR – Brasil | CEP 87703-536

Topo