/ notícias / Docente do Campus publica livro “João e Maria” adaptado para a realidade dos surdos

Docente do Campus publica livro “João e Maria” adaptado para a realidade dos surdos

Publicado em

A professora Rosângela Jovino Alves, da área de Letras/Libras, em conjunto com mais dois colegas, publicaram um livro muito especial, tendo a EduFatecie como editora.

O livro “João e Maria e a aventura em busca de uma escola para surdos” consiste em uma releitura da história tradicional de “João e Maria”, adaptando-a para a realidade dos surdos. Além disso, é uma produção bilingue, na qual há a escrita em língua de sinais (SignWriting) e em língua portuguesa.

O livro é resultado de uma parceria entre profissionais ouvintes e surdos e tem como autores a professora do Instituto Federal Rosangela Jovino Alves, a intérprete de Libras da UFPR – Campus Avançado Jandaia do Sul, Francielle Cristina Lopes, e o Intérprete de Libras e especialista em educação bilingue para Surdos Renan de Bastos Andrade.

Para a tradução e revisão do SignWriting, houve a participação da professora Daniele Miki Fujikawa Bózoli e a tradução Português/Libras contou com a revisão da professora Kenia Jéssica Yamanaka Gongora.
As ilustrações foram feitas pelo aluno egresso do Instituto Federal do Campus Paranavaí, Gabriel Araújo.

A obra é uma grande contribuição para que crianças surdas possam ter acesso a uma literatura que contempla elementos da cultura e da identidade surda, permitindo o contato com o SignWriting, ainda tão pouco disponível na realidade brasileira.

Quem tiver interesse em ler o livro, CLIQUE AQUI

Encomende seu impresso pelo email: edufatecie@fatecie.edu.br

Parabéns Profa. Rosângela e demais autores!

Texto e fotos: profa. Rosângela Jovino

Leia mais

IFPR Campus Paranavaí – Rua José Felipe Tequinha, 1400 – Jardim das Nações | Paranavaí – PR – Brasil | CEP 87703-536

Topo