História do Campus – Campus Paranavaí
Menu Institucional História do Campus

História do Campus

Atualizado em

O Campus Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve seu primeiro dia de aula em 16 de agosto de 2010 com a missão de ofertar, à região Noroeste do Paraná, cursos nos níveis de Formação Continuada (FC), de Formação Inicial e Continuada (FIC), de educação profissional técnica de nível médio, de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

Em consonância com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, essa forma de atuação busca favorecer a verticalização do ensino, num itinerário formativo que contribua para a formação politécnica e omnilateral dos sujeitos. O principal objetivo é o de contribuir para a transformação da sociedade a partir do domínio dos conhecimentos científico, tecnológico, socio-histórico e cultural, bem como dos seus processos de construção, necessários à superação dos conflitos sociais, numa sociedade cujas relações são cada vez mais mediadas pela ciência e pela tecnologia.

Com esse propósito, as atividades letivas do campus, iniciadas em meados de 2010, contavam com três cursos técnicos na modalidade subsequente: Técnico em Alimentos, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Informática. Esses cursos somavam um total de 160 vagas, ofertadas nos turnos matutino e noturno. Naquele período, o quadro de servidores era composto por 24 pessoas, sendo oito técnicos administrativos, nove professores, seis colaboradores terceirizados e duas estagiárias.

Já em 2019, o quadro de servidores da unidade conta com 154 pessoas, sendo 47 técnicos administrativos, 67 professores efetivos, 10 professores substitutos, 17 colaboradores terceirizados e 13 estagiários, que diariamente atendem cerca de 930 estudantes matriculados/as em 12 cursos:

Ensino Médio Integrado ao Técnico

• Técnico em Agroindústria;
  • Técnico em Eletromecânica;
  • Técnico em Informática; e
  • Técnico em Mecatrônica.

Técnico Subsequente

• Técnico em Eletromecânica.

Cursos Superiores

• Engenharia de Software;
  • Engenharia Elétrica;
  • Licenciatura em Química; e
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Pós-graduações lato sensu

• Desenvolvimento de Sistemas para WEB, Móveis e Embarcados;
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e
  • Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar.

Além disso, visando a melhoria do arranjo produtivo local, juntamente aos cursos regulares, também são desenvolvidos 93 projetos de pesquisa, extensão e inovação, sob a orientação de professores e técnicos administrativos, com a participação de estudantes bolsistas.

No decorrer dos últimos 9 anos, o Campus Paranavaí formou aproximadamente 1.670 profissionais em cursos presenciais e a distância, e, conforme os resultados da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a instituição de ensino com melhor desempenho geral entre todas as instituições públicas e privadas da região da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (AMUNPAR).

Inspirando-se nos resultados alcançados até o presente, a unidade segue seu planejamento buscando o aumento do quadro de servidores e da infraestrutura, o que permitirá a abertura de novos cursos e a ampliação do número de estudantes atendidos.

Nas palavras de Eliezer Pacheco sobre os IFs: “Com os institutos federais iniciamos uma nova fase, abandonando o hábito de reproduzir modelos externos e ousando inovar a partir de nossas próprias características, experiências e necessidades” (PACHECO, 2007, p.03).

Fonte:
Passado, Presente e Futuro: 10 Anos de IFPR
<https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2019/03/Passado-Presente-e-Futuro-10-anos-de-IFPR.pdf>

Plataforma Nilo Peçanha 2019 (Ano base 2018)
<https://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2019.html>

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.